sexta-feira, 28 de julho de 2017

Resumo do processo de imigração

Salut tout le monde,

Pra quem chegou de paraquedas agora no mundo de imigração vou fazer um resumo: existem vários processos que fazem os candidatos de imigração do Canadá virarem RP (Residente Permanete). Aqui, cada província/cidade tem autonomia pra escolher seus imigrantes e quais são as profissões em demanda, isso inclui a província de Québec, Manitoba, entre outras. Muitas dessas províncias uilizam meio próprio de seleção mas o processo em si está vinculado ao processo federal de seleção de trabalhadores qualificados chamado Express Entry. O Québec não está incluso no chamado Provincial Nominee Program. Aqui no Québec tudo é diferente.

A grande similaridade entre o processo de seleção regular de trabalhadores qualificados do Québec e do Express Entry se deve ao fato de que ambos avaliam as características profissionais do candidato e seu conjuge, quando houver. O candidato recebe pontos ou não para cada item avaliado, entre eles, formação, experiência profissional, idade, conhecimentos de inglês e francês, se tem familiar que seja cidadão ou RP, capacidade financeira, entre outros. A tabela de pontos de acordo com os fatores e critérios de seleção para o CSQ está aqui em francês e aqui em inglês.

Para aplicar para o CSQ é preciso aguardar o período de recepção de novas demandas que são anunciadas no site do MIDI (Ministère d'Immigration du Québec), exceto para os candidatos que já estão no Québec como trabalhador temporário ou como estudante estrangeiros que podem aplicar a qualquer tempo desde que atendam a outras exigências específicas de acordo com o tipo de formação que segue, no caso dos estudantes.

Os estudantes estrangeiros e trabalhadores temporários também tem a opção de aplicar pelo PEQ - Programme de l'expérience québécoise. A grande vantagem desse processo é que o dossier do candidato não é avaliado seguinto a pontuação do programa regular. O que isso quer dizer? Que não importa a sua idade, a sua formação, ou sua experiência de trabalho (no caso do PEQ por estudo). Neste caso, você precisa comprovar que tem francês intermediário avançado (B2) e ter um diploma do Québec que seja admissível. As outras condições a satisfazer para o PEQ estudo está disponível aqui e os diplomas admissíveis aqui. Muito importante que vocês saibam que não pode aplicar pelo PEQ estudo se vierem com bolsa de estudo que te obriguem a voltar para o país de origem. As condições para poder aplicar para o PEQ trabalho estão disponíveis aqui.

Até agora só falamos dos caminhos para se obter o CSQ, no entanto o CSQ nada mais é do que um certificado de seleção do Québec, ele não é um visto de RP e não te dá o direito de vir morar aqui. Uma vez com o tão sonhado CSQ em mãos, os candidatos tem que aplicar para o pedido do visto junto ao CIC (orgão de imigração do Canada). É o CIC que vai te conceder o visto e o direito à residência permanente ou não. Apesar dessa parte ser beeeem longa - o delai atual está em "apenas" 13 meses - eu diria que é a parte mais tranquila pois o que eles fazem basicamente é verificar os documentos e formulários enviados, avaliar os exames médicos e os antecedentes criminais pra depois decidir se o candidato é atraente e tem capacidade de contribuir com a economia do país.

Ufa!!! Esse post ficou gigantesco.

Se tem alguma boa alma lendo isso e tiver dúvidas, deixe nos comentário ou me mande um email que tentarei respondê-las em postagens futuras.

À+,
Gi

Nenhum comentário:

Postar um comentário