terça-feira, 5 de maio de 2015

Mudança nos planos

Bonjour mes amis,

O processo para Québec ainda não reabriu desde ano passado. A previsão era de reabertura no último 01/04/2015. O que não aconteceu. Como já imaginava que mesmo que o processo reabrisse, iria demorar bastante um pouco, resolvemos tentar ir com visto de estudo, para anteciparmos o início da nossa nova vida.

Com isso, meu marido aplicou para o mestrado na Université Laval e foi aceito. Já pedimos o CAQ études - Certificado de Aceitação do Québec - e demos entrada no pedido dos vistos essa semana, mais precisamente no domingo, dia 03/05/2015.

Se tudo der certo e os vistos forem emitidos, ele começará estudar em 31/08/2015. yeah!!!

Estamos aguardando essa resposta e também a reabertura do processo. ¬¬

Bjs, Gi

8 comentários:

  1. Oi, Parabéns pela conquista! Eu e minha esposa também estamos tentando um curso na Universidade de Laval. E, estou tentando um mestrado na minha área: informática. Eu fiz o TCFq e consegui B2/B2. Será que é suficiente como comprovação do francês ou é necessário outra prova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,

      Parabéns pelo resultado do TCFQ. \o/

      Cada curso da universidade tem autonomia nos critérios de seleção, inclusive qual comprovante de idioma aceitar, quando pedem. Porém o TCFQ/TEFQ só serve pra fins de imigração. Nenhum instituição de ensino os aceitam como comprovante de proficiência. No entanto, tem cursos, como o mestrado em engenharia civil, que não pedem nenhum certificado de idioma. Você precis ver qual o curso te interessa dentro da universidade e ver quais são os requisitos.

      Obrigada pela visita no meu blog.
      Abs, Marge

      Excluir
  2. Vocês fizeram as traduções para o francês aqui mesmo no Brasil?

    ResponderExcluir
  3. Oi Marge. Obrigado pela resposta. Outra dúvida: vocês fizeram as traduções com um tradutor juramentado aqui mesmo do Brasil ou tiveram que fazer com um tradutor de Québec?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, mil desculpas, só vi sua pergunta agora.

      Então, traduzimos tudo com uma tradutora da ordem, mas nada te impede de traduzir com um tradutor do Brasil desde que reconhecido.

      Abs,

      Excluir
  4. Marge, tudo bem?
    Acredito que no momento vcs já devem estar em Quebec.. e nem sei se ainda está acessando o blog. Eu fiz um pedido de admissão para a Laval e foi aceito. Eles estão me enviando a lettre para dar entrada no CAQ e permis d'etudes. Liguei para lá e eles dizem que demora até um mês para chegar essa carta! Demorou tanto tempo assim para vocês? E eles mandam essa carta sem eu nem ter pago nada ainda! Como foi com vcs?
    abs. E boa sorte na nova vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Obgd por mais uma visita.
      Nossos últimos meses foram bem corridos e acabei não atualizando mais o blog. Já estamos aqui a 1 mês. \o/ As aulas na universidade começaram ontem.

      Parabéns pela admissão!!!

      Para dar entrada no CAQ vc não precisa da Lettre impressa que eles mandam, o email que vc recebe dizendo que foi aceito é suficiente. Esse email pode ser impresso direto do seu email da faculdade exchange.ulaval.ca .
      O pedido do CAQ é todo online e bem rapidinho. Como o correio brasileiro/canadense é uma vergonha, só recebi a carta da faculdade quando já tinha dado entrada no visto. E só recebi o CAQ quando os vistos já tinham chegados. Logo, não espere mais. De entrada logo no seu CAQ.

      E como assim vc não pagou nada? Vc não pagou a taxa para analise de dossier? Então?! Depois dessa taxa, vc só pagará os custos da sessão e a assurance maladie quase um mês depois do início das aulas.

      Bonne chance.

      Excluir
  5. Recebemos a carta da Laval. :) Vamos dar entrada no CAQ.
    Valeu e obrigado pela resposta.

    ResponderExcluir