sábado, 22 de junho de 2013

Como tudo começou...

Eu sempre pensei em morar fora do país, mas, até então, era um sonho mega distante. Eu nem imaginava que existia lugares que faziam recrutamento de mão de obra estrangeira. Até que há uns 4 anos atrás, eu soube do processo de imigração para Québec através de um colega de trabalho. A ideia me deixou bastante interessada.

Lembro que, na época, fiz várias pesquisas sobre o processo de imigração para a província de Québec e a cada leitura mais me entusiasmava. Minha profissão tinha uma boa pontuação no processo (ainda tem - graças a Deus!), a província oferecia boa qualidade de vida, boa oportunidade de emprego, fora a experiência de aprender intensamente outro idioma, outra cultura, outras pessoas.

Logo em seguida, acabei deixando um pouco de lado a ideia porque o Ju (até então meu namorado) não gostava nem de pensar na possibilidade de deixar o país. Sair do Rio? Tranquilo! Do Brasil? Nem pensar! Principalmente quando eu falei que, para trabalhar como engenheiro, ele teria que fazer a prova da Ordem dos Engenheiros de Québec (OIQ - Ordre des Ingenieurs du Québec).

Ao longo desses anos, apesar dele continuar dizendo que não sairia do país, a possibilidade de emigração nunca saiu da minha cabeça. E vez ou outra, ainda olhava o processo, lia os blogs. Na verdade, em todos esses anos, eu nunca tinha, realmente, dado uma passo importante em relação à emigração. Até que em maio desse ano, assisti a primeira palestra virtual em português sobre o processo, oferecida pelo Ministério da Imigração e das Comunidades Culturais do governo do Québec.

Resultado: adorei a palestra, é super informativa, e foi onde percebi que realmente seria possível sair do Brasil e ir para Québec. Super recomendo a todos que estejam pensando na ideia de ir para lá.

No mesmo final de semana, acabamos decidindo amadurecer essa ideia. Mais pesquisas. Pesquisas sobre emprego. Sobre aluguel. Saúde. Educação. Francês.

Estamos animados!!!

No próximo post comento um pouco do cronograma que estamos pensando em seguir.

Bjs, Gi

3 comentários:

  1. Realmente não é uma decisão fácil de ser tomada quando sabemos que o Processo de Imigração não é fácil. Exige muito de nós, e Planejamento passa ser a palavra chave das nossas vidas, agregada a paciência (O que pra mim é a parte mais difícil!).
    Acho que se pudesse eu já estaria lá no dia seguinte da nossa decisão... hihihi
    Enfim, estou estudando o francês, fazendo muitas pesquisas, economizando dinheirinho e principalmente sonhando todos os dias pra não perder o ânimo!

    Desejo sorte no processo de vcs!
    Vamos manter contato, pois um dia estaremos no Québec nos conhecendo pessoalmente, se Deus quiser!

    Abraços;
    Carol
    diariodebordoquebec.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Desejo que Deus abençoe cada passo que vcs, meus amigos, derem na direção desse sonho!!! E que ele se torne realidade em breve!!! Mas eu vou morrer de saudades... Rsrsrs...
    Bjão!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van,

      Você é uma fofa, por isso que te amamos. Vai se acostumando com o sirop d'érable, para quando for nos visitar lá em Québec, hein? XD

      Bjs

      Excluir